Pages

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Orientação Profissional na Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Moreira de Sousa






Percebendo que na vida temos que fazer escolhas, a fase da adolescência é marcada pela busca de identificação e dúvidas. No entanto, as questões voltadas à escolha profissional são as maiores durante este período causando angústia, ansiedade em muitos que não têm sua sua opção definida.

Nesta perspectiva de ajudar os alunos que ainda têm dúvidas sobre qual carreira profissional seguir, nós, membros do NUAP fomos no dia 27 de maio de 2011 realizar a Orientação Profissional na Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Moreira de Sousa, localizada na cidade de Juazeiro do Norte – Ce. O propósito desta ação era de facilitar o aluno na sua escolha profissional, para que ele possa optar por algo que se identifique, goste, sinta-se realizado.

Após a apresentação que envolvia temas sobre dom, vocação, talento, habilidades, os alunos perceberam como a sociedade, os pais, amigos, entre outros fatores influenciam na escolha profissional. E assim, com a aplicação da dinâmica, em que escolhiam profissões as quais se identificavam os grupos traçaram o perfil de cada profissional, eles puderam mencionar a todos quais as habilidades necessárias para exercê-las. Ao final os membros do NUAP distribuíram os perfis de cada profissão com base no Guia do Estudante, como também mostraram quais as universidades e faculdades existentes na região do Cariri.

Esta ação foi bastante gratificante para os alunos como também para nós estagiários e bolsistas do NUAP. Esperamos que futuramente possamos ir a outras escolas buscando ajudar os jovens neste momento de decisão.

0 comentários:

Postar um comentário