Pages

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O que é o NUAP - UFC Cariri?

O atual ambiente universitário encontra-se diante de novos desafios, os quais abrangem problemáticas emocionais típicas do indivíduo contemporâneo, deste modo tais fatores atuam como impulsionadores ao desenvolvimento de práticas que busquem amenizar esta realidade. Uma dessas iniciativas denomina-se Núcleo Universitário de Apoio Psicopedagógico, NUAP, atividade de extensão da Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri.

O referido núcleo iniciou suas atividades em setembro de 2008 tendo como propósito principal solucionar as deficiências presentes no processo de ensino-aprendizagem peculiares à universidade na qual o projeto encontra-se inserido.

De forma generalizada a população atendida pelo NUAP é constituída por estudantes, professores e funcionários pertencentes à Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri. Realizando deste modo as seguintes atividades: acompanhamento didático-pedagógico dos professores; encaminhamento de jovens e professores da instituição a profissionais de psicologia da região; organização dos encontros pedagógicos da instituição; organização do Ciclo de Palestras; realização do seminário de Introdução à Vida Acadêmica; acompanhamento dos Jovens participantes do programa de intercâmbio e concretização da campanha Motivacional: Comece bem o seu dia.

Ainda tratando-se das características gerais, o NUAP vem desenvolvendo pesquisas, com o intuito de conhecer melhor o público a ser atendido e melhorar as atividades desenvolvidas. Algumas dessas pesquisas referem-se: A importância da UFC no Cariri como fator de desenvolvimento regional; Perfil socioeconômico do alunado da UFC no cariri; Perfil dos discentes ingressantes em 2010 na Universidade Federal do Ceará no Cariri e Prazer e desprazer na prática docente sob a ótica de professores de uma universidade pública da região do Cariri.

Abordando o caráter prático de tal atuação, o NUAP dedica-se a auxiliar universitários que se encontram com o seu processo de aprendizagem prejudicado por algum tipo de dificuldade, afim de que tal situação seja revertida e este estudante venha a ter êxito em sua vida acadêmica.

Entretanto, torna-se importante destacar as dificuldades mais comumente atendidas pelos processos do núcleo, as quais se relacionam a deficiência de adequação dos estudantes a alguns tipos de metodologias de ensino adotadas; pressão exercida pela conclusão do curso, cenário este que envolve a elaboração e apresentação do trabalho de conclusão de curso, bem como a expectativa da atuação profissional ligada ao mercado de trabalho e por fim constatam-se os problemas de caráter pessoal, que configuram uma abrangente modalidade dentre as anteriormente citadas, já que envolve a influência emocional ligada a questões familiares e pessoais e de socialização, as quais manifestam-se como empecilho ao processo de aprendizagem.

0 comentários:

Postar um comentário